Segundo o relatório que o Google realizou em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) sobre o mercado de TI, cerca de 53 mil profissionais irão se graduar anualmente entre 2021 e 2025. Por outro lado, a demanda projetada para novos talentos chegará a 800 mil.
Sobretudo, há inúmeras razões para esse déficit no número de profissionais de TI no país, pois o mercado enfrenta diversos desafios. Desde a falta de profissionais qualificados ao baixo interesses de jovens pela área. Entenda agora quais são as perspectivas do mercado de TI até 2025 e, em qual contexto se encontra até no momento.
O contexto do mercado de TI entre 2021 a 2025
Uma coisa é certa, o Panorama de talentos em tecnologia deixou evidente o desequilíbrio entre oferta de trabalho e talentos disponíveis no mercado de TI. Inicialmente, a pesquisa realizada pelo Google em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) já começa com o seguinte subtítulo “A escassez de profissionais de tecnologia no Brasil e seu consequente impacto no ecossistema de startups”.
Deste modo, fica ainda mais claro a quem essa baixa no mercado de TI deve afetar: as startups. Na sequência, o levantamento enfatiza o déficit desse cenário a nível global, em que a projeção informa que mais de 85 milhões de pessoas representarão a escassez de talentos humanos até 2030.
Além disso, o panorama também informa como esse número vai impactar a receita anual, pois o mundo deixará de gerar US$ 8,5 trilhões/ano, aproximadamente. Porém, no Brasil o cenário encontra-se um pouco mais difícil, segundo o relatório. Afinal, a ausência sistemática e generalizada de profissionais de TI aumenta, ao mesmo tempo, em que o mercado cresce e a incapacidade de formação também.
Dessa forma, a pesquisa revelou o resultado de um déficit de 530 mil profissionais entre 2021 e 2025, levando em consideração que apenas 53 mil profissionais irão se graduar anualmente e, que a demanda de talentos chegará a 800 mil nesse mesmo período.
O que pode ter provocado a escassez no mercado de TI?
Falta expressiva de profissionais qualificados (nível Sênior)
De acordo com dados do Panorama de talentos em tecnologia cerca de 65% das empresas que responderam à pesquisa acreditam que faltam profissionais mais experientes e capacitados para atender, de forma independente, as necessidades e desafios que surgem no cotidiano das startups.
Além disso, 84% das startups ouvidas acreditam que o mercado brasileiro não desenvolve o número de profissionais seniores que deveria.
Mercado homogêneo
Outro ponto que contribui para a escassez no mercado de TI no Brasil é o fato desse mercado ser bastante homogêneo e pouco diverso.
Segundo o relatório do Google sobre o mercado de TI, 50% dos entrevistados consideram o mercado de tecnologia totalmente ou muito homogêneo em relação a barreiras de m relação à raça, classe, religião e gênero.
Além disso, existe uma barreira regional, pois os profissionais estão em grande parte concentrados na região sudeste, sendo 43% apenas no estado de São Paulo.
Desinteresse dos jovens no mercado de TI pelas exigências da área
O levantamento do Google reuniu startups, executivos e profissionais da área que listaram os motivos que geram a escassez de mão de obra no mercado de TI. Sendo um dos motivos principais a dificuldade dos jovens de conseguir o primeiro emprego. Uma das consequências é que muitos desses jovens acabam buscando outras áreas.
Outro grande problema que envolve o déficit no setor, é o investimento que as profissões da área exigem. Afinal, para ser um profissional qualificado para uma vaga, muitas vezes, é necessário que o candidato tenha experiências em determinadas áreas. No entanto, essas por sua vez, exigem treinamentos específicos e certificações.
Concorrência de empresas internacionais na contratação de profissionais no mercado de TI
Quando um profissional qualificado encontra condições mais favoráveis de salário e qualidade de vida no exterior, muitas vezes, ele opta por ir embora e deixa mais um pouco de déficit aqui no mercado nacional de Tecnologia.
Isso acontece porque a área de TI é uma das mais valorizadas do mundo. Deste modo, a oportunidade de trabalhar em grandes empresas do setor e ter um ótimo salário no exterior chama atenção de muitos profissionais brasileiros.
O que esperar do futuro para o mercado de TI?
Embora a tecnologia faça parte da realidade das novas gerações e esteja inserida em todas as relações, tarefas e soluções, isso não significa que as pessoas passarão a considerar a área de TI como uma possibilidade de carreira ou uma sugestão de aprendizado profissional.
No entanto, entendemos que continuar a apoiar o ecossistema para encontrar os profissionais certos para o mercado de TI e auxiliar as empresas do setor a preencher tai vagas, nos move a compreender qual é o caminho para que possamos atrair mais talentos.
Conheça a Insightful e descubra como o nosso Body Shop de TI pode ajudar a sua empresa com um completo processo de garimpagem e seleção dos melhores profissionais de tecnologia do mercado.