Design UX: como levar experiências mais significativas ao usuário?

Verdade seja dita, os consumidores estão cada vez mais imersos nas experiências que as marcas podem proporcioná-los. De forma que, há um verdadeiro desafio para entregar produtos/serviços baseados em Design UX em plataformas mais customizadas para um público-alvo que se tornou ainda mais exigente.

Diante desse contexto, as transformações no comportamento do consumidor, os avanços da tecnologia em constante evolução e a utilização de dados como estratégia de negócio, aumenta a necessidade de usar o Design UX de forma mais significativa para elevar a experiência do usuário.

Sendo assim, quais são as principais estratégias para aplicar o Design UX em uma empresa, qual seu impacto e as tendências que moldarão o futuro dessas experiências digitais? Veja agora, neste artigo!

O impacto do Design UX para os negócios

Números de impacto

Antes de mais nada, é preciso entender que embora muito se fale sobre Design UX, há ainda muito para ser feito nesta área para melhorar a usabilidade e experiência do usuário. No entanto, de acordo com a opinião dos próprios consumidores, já podemos notar a grande importância da experiência visual do usuário nas interfaces das plataformas.

Sobre este fato, uma pesquisa da Salesforce apontou alguns números significativos no que se refere ao e-commerce, por exemplo.  O estudo que contou com a participação de 6.700 consumidores e pessoas da área de compras informa que:

  • 76% dos consumidores esperam que as empresas compreendam as necessidades e expectativas deles;
  • Mas 51% deles consideram que as empresas ainda não são completamente capazes de proporcionar grandes experiências.

Portanto, há um impacto considerável quando há negligência nas aplicações significativas do Design UX na experiência do consumidor. Confira alguns números:

  • Segundo a Capgemini, 70% dos consumidores desistem das compras on-line por causa de uma experiência de usuário ruim;
  • A Experience Dynamics divulgou que 94% dos fatores que afetam a primeira impressão de um usuário estão relacionados ao design apresentado pelo e-commerce;
  • De acordo com a Yoko Co, 62% dos usuários dizem que, ao terem uma experiência ruim em um site, têm impacto negativo na sua opinião sobre uma marca;
  • 75% do julgamento do usuário sobre a credibilidade de uma empresa tem como base o design de seu site, segundo a Yoko Co;
  • De acordo com a KISSmetrics, 92,6% das pessoas afirmam que a dimensão visual influencia na decisão de compra.

Dessa forma, o Design UX se consolida como um fator-chave para o sucesso dos negócios e uma ótima maneira pela qual as empresas

podem se destacar em meio à vasta concorrência. Porém, deve ser aplicado de forma mais atenta, é o que revela o relatório da McKinsey & Company.

A consultoria revelou que, embora o design já tenha sido amplamente pensado como uma forma de tornar os produtos mais atraentes, ele agora é uma forma de pensar. Pois é um processo criativo impulsionado pelo desejo de entender melhor e atender às necessidades dos consumidores.

Benefícios

A princípio, o Design UX tem por objetivo melhorar a experiência do usuário, criando produtos e serviços que sejam fáceis de usar e que atendam às suas necessidades reais. No entanto, isso abrange uma série de vantagens para as empresas que decidem investir nessa estratégia, tais como:

  • Processo de venda mais fluído;
  • Concepção do produto ideal;
  • Escala e redução do tempo de implementação;
  • Redução do tempo e gastos com suporte;
  • Evitar o churn e aumentar conversões pós trial;
  • Resolução das dores certas dos clientes.

Contudo, existem fatores específicos que podem potencializar essa experiência para os consumidores de forma significativa, confira na sequência.

Como o Design UX pode potencializar a experiência dos usuários

Trabalho multidisciplinar e com foco humano

Antes de mais nada, o Design UX atende a premissa de que o produto/serviço deve ser pensado e adaptado para o consumidor. Além disso, é importante considerar que os conhecimentos, diretrizes e visões vindas de outras áreas de negócio da empresa são indispensáveis para o sucesso de um produto/serviço.

Dessa forma, não deixar fora da mesa de reuniões, o background e vivências do marketing ou de vendas em relação ao produto pode trazer grandes resultados para a experiência do usuário.

Planejamento macro

Tão importante quanto saber que existirá um passo a passo, que se entenda de onde vem e para onde vai essa pessoa dentro da interface, é entender o processo de forma abrangente.

Em outras palavras, a aplicação da prática de Design UX deve considerar a jornada inteira do usuário, não pensando apenas no clique final.

Estratégia de dados

Diante da enorme quantidade de dados e informações sobre o usuário, usar estrategicamente essa vantagem pode se tornar uma tarefa complexa.

Dessa forma, a organização por meio de algoritmos vai fazer toda a diferença, contribuindo para todo o processo de evolução de interfaces e, inevitavelmente, para os negócios.

Tendências do Design UX para 2024

Uma coisa é certa, o design voltado para o usuário não é apenas uma prática, mas sim uma rota estratégica contínua passível a adaptações e com necessidade de inovação. Por isso, a cada ano, receberá ou abraçará novas ideias e tecnologia.

Para 2024 não será diferente, então selecionamos aqui as tendências que mais se destacam no Design UX, este ano. Confira!

Inteligência Artificial integrada ao Design UX

A tecnologia é uma das facetas mais notáveis da evolução humanizada e não poderia ficar de fora das tendências do Design UX, sendo considerada até mesmo parte integrante dessa evolução.

A integração da Inteligência Artificial (IA) ao Design de Experiência do Usuário (UX) representa uma evolução significativa na criação de produtos e serviços digitais. A IA proporciona uma abordagem inovadora, aprimorando a interação entre usuários e interfaces de maneiras que antes eram inimagináveis.

Ao incorporar a IA ao Design UX, é possível personalizar experiências de usuário com base em dados comportamentais, preferências e padrões de uso. Algoritmos de aprendizado de máquina podem analisar grandes conjuntos de dados para antecipar as necessidades dos usuários, oferecendo recomendações personalizadas, simplificando a navegação e otimizando a usabilidade.

Design UX sustentável e inclusivo

Ambos atendem obrigações quase que éticas inegáveis: a primeira se reflete em ações que garantem a proteção ambiental na concepção até a entrega final de um produto. E a segunda, celebra os valores de equidade e inclusão essenciais à sociedade.

No design sustentável, haverá maior tendência na maneira de repensar os aspectos de produtos digitais. O que inclui, a escolha de materiais e tecnologias que tenham menor impacto ambiental e a otimização de processos para reduzir desperdícios.

Já no design inclusivo, a acessibilidade não será considerada como uma etapa posterior, mas como um princípio orientador desde o início. Portanto, haverá mais garantia de que produtos e serviços sejam utilizáveis por um público diversificado (incluindo pessoas com deficiências).

Realidade Aumentada

Com a disseminação de dispositivos de realidade virtual acessíveis e o poder dos smartphones modernos, a realidade aumentada e a realidade virtual prometem ressignificar a imersão do usuário.

A tendência é que essas experiências se tornem altamente envolventes, desde aplicativos de navegação a experiências de compra interativas.

Microinterações Significativas

Essa tendência chega para provar que os detalhes podem, sim, fazer a diferença. Afinal, as microinterações são os detalhes interativos incorporados em um design que, quando bem elaborados, tem a habilidade de melhorar a experiência como um todo.

Esses detalhes podem ser uma animação discreta, por exemplo. Como uma interação ao passar o mouse sobre um botão ou um feedback de vibração ao tocar em um smartphone.

Contudo, é importante usar essa tendência sem exageros. Pois se as microinterações se tornarem excessivas, podem distrair o usuário, ao invés de agradar.

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