Modelos de gestão corporativa em que as equipes operam isoladamente, sem comunicação direta entre si ou conhecimento claro sobre do que as outras estão fazendo, estão ficando cada vez mais obsoletos, ainda mais em empresas de tecnologia. Isso porque esse tipo de separação tende a dificultar o fluxo de informações, gerando processos lentos e dando margem a erros que poderiam ser facilmente evitados. Em contraste, a cultura DevOps promove ativamente a integração entre desenvolvimento e operações. Dessa forma, é possível alinhar metas de maneira a garantir uma entrega mais rápida, sem comprometer a qualidade.
Ao adotar práticas e ferramentas DevOps, as equipes ficam mais responsivas às necessidades dos clientes. Os gestores, por sua vez, observam uma melhoria na execução de projetos.
O termo DevOps vem da junção de “Development” (desenvolvimento) e “Operations” (operações). No início, era apenas uma prática metodológica para integrar essas áreas. Com o tempo, evoluiu para uma cultura organizacional completa, onde o foco é a entrega rápida de valor ao cliente. Segundo o Gartner, DevOps representa uma mudança de mentalidade na TI, voltada à entrega contínua de serviços, ao adotar práticas ágeis.
Na prática, a cultura DevOps significa desenvolvimento, testes, integração, implementação e monitoramento contínuos. Para tanto, as equipes trabalham em ambientes compartilhados, criando um fluxo de trabalho mais fluido e menos suscetível a erros. Com DevOps, desenvolvimento e operações compartilham objetivos e responsabilidades, alinhados para alcançar metas comuns.
A importância da automação na cultura DevOps
Automação é um elemento essencial para o sucesso da implementação da cultura DevOps. Isso porque ela ajuda a equipe de operações a acompanhar o ritmo acelerado da de desenvolvimento. Ferramentas de automação, como integração contínua (CI) e entrega contínua (CD), são fundamentais para padronizar processos e liberar os profissionais de TI para se concentrarem em tarefas mais estratégicas.
Essas ferramentas promovem a eficiência e reduzem o retrabalho, permitindo que a equipe se dedique a melhorias.
O valor da colaboração para o sucesso da cultura DevOps
A colaboração está no centro da cultura DevOps. Em vez de dividir desenvolvimento e operações, essa cultura une essas áreas para que trabalhem juntas e compartilhem a responsabilidade dos projetos. Essa parceria possibilita ajustes em menor tempo hábil, além de um ciclo de feedback contínuo.
Modelos como o Body Shop permitem que empresas integrem especialistas temporários, acelerando a implementação de DevOps. O modelo é uma solução prática para suprir rapidamente a necessidade de especialistas, como Scrum Masters e outros profissionais com conhecimentos em metodologias ágeis.
Assim, ao integrar talentos externos e experientes, as empresas conseguem acelerar o processo de transformação ágil, beneficiando-se das transformações na cultura da empresa.
Estratégias para fortalecer a comunicação
Para fortalecer a cultura DevOps, as empresas precisam adotar estratégias que incentivem o alinhamento e a comunicação constante. Práticas como reuniões diárias e ambientes de feedback contínuo são cruciais. Além disso, a transparência entre equipes, que compartilham desafios e soluções, ajuda a fortalecer a confiança e o espírito colaborativo.
Outra estratégia eficiente é a promoção de treinamentos regulares, para que todos se familiarizem com as práticas e ferramentas de DevOps. Quando todos entendem os princípios e objetivos dessa cultura, as operações fluem melhor e os objetivos organizacionais são alcançados mais rapidamente.
Resultados da cultura DevOps para o crescimento organizacional
A adoção do DevOps traz ganhos mensuráveis, que vão desde maior eficiência operacional até melhoria na qualidade do produto final. A automação e a colaboração reduzem o retrabalho e os erros, enquanto o ciclo de entrega contínua melhora a experiência do cliente.
Os benefícios da cultura DevOps vão além da eficiência. A Modern Software Factory Hub revela que práticas de DevOps podem impulsionar o crescimento dos negócios com qualidade. O DevOps promove um ambiente sustentável, onde funcionários têm mais qualidade de trabalho e a empresa reduz custos e melhora a qualidade de entrega.
Iniciando uma cultura DevOps na sua empresa
Para implementar DevOps, é essencial que gestores acreditem na cultura e confiem na equipe. A responsabilidade deve ser compartilhada, com uma visão clara de objetivos e desafios. Tanto em startups quanto em ambientes corporativos, a cultura DevOps depende de um esforço de integração entre as áreas de desenvolvimento e operações e, sem o esforço coletivo para mudança de mentalidade, está fadado ao fracasso.
De fato, Ian Head, diretor de pesquisa do Gartner, afirma que uma cultura ágil dificilmente surgirá a menos que os líderes promovam ativamente os valores e comportamentos que esperam. “A inércia cultural reforça antigos hábitos, dificultando a transformação”, diz Head. “Para obter todos os benefícios do DevOps e de outras práticas ágeis, os líderes devem projetar suas culturas-alvo e, em seguida, fornecer um reforço ativo e contínuo da alta administração para efetivar a mudança.”
Dessa maneira, em startups, a implantação é mais ágil por não terem processos enraizados. Já em empresas maiores, a presença de um especialista em DevOps pode ajudar na transição, promovendo a adaptação gradual dessa cultura. Interessado em impulsionar sua transformação ágil com especialistas em DevOps?
Fale conosco para entender como nosso time de Body Shop e profissionais especializados podem agregar valor ao seu projeto, aumentar a produtividade e garantir entregas mais rápidas e de qualidade.