Mercado de trabalho e inteligência artificial: como será o futuro? 

Quando o assunto é mercado de trabalho e inteligência artificial, a primeira linha de pensamento está relacionada aos aspectos disruptivos que esta combinação apresenta. Desde as tarefas rotineiras que estão sendo automatizadas, resultando em queda das vagas de emprego, à redução de salários dos profissionais.

No entanto, pouco se fala das oportunidades que essa evolução pode trazer, como por exemplo, o aumento da produtividade e qualidade de trabalho. Afinal, já que as novas tecnologias com IA podem eliminar muitas tarefas, os colaboradores poderão focar em atividades essenciais. Dessa forma, muito além dos impactos negativos, a chegada da IA pode oferecer mudanças poderosas para potencializar positivamente este cenário.

Entenda agora, quais as expectativas dessa junção entre capacidade humana de trabalho e a tecnologia, e descubra como ressignificar seu papel profissional diante dessas transformações.

Impactos no mercado de trabalho na era da Inteligência artificial

Naturalmente, quando se trata de mercado de trabalho e a inserção da Inteligência Artificial, fica evidente que a automação de tarefas ainda assusta. Afinal de contas, algumas atividades em áreas como manufatura, atendimento ao cliente e serviços podem sofrer queda no número de vagas de empregos.

Consequentemente, algumas previsões também refletem esse impacto nos próximos anos. Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, o número de empregos que podem ser perdidos por conta da automação pode chegar em 85 milhões até 2030.

Em contrapartida e, trazendo boas perspectivas, o mesmo levantamento revelou que devem surgir até 97 milhões de novos empregos criados para atender à demanda por habilidades relacionadas à IA.

Portanto, não há como negar a realidade de que a IA substituirá empregos. Porém, estes serão relacionados a trabalhos repetitivos, previsíveis e que não exigem potencial criativo.

Contudo, o mercado de trabalho pode esperar que a inteligência artificial possibilite a criação de novos empregos. No entanto, essas novas oportunidades exigirão habilidades cognitivas mais complexas.

Além disso, em alguns países a preocupação em reduzir os impactos negativos dessas novas tecnologias tem feito com que vários centros de pesquisa, instituições multilaterais e empresas de consultoria se dediquem ao tema com atenção.

Em 2018, por exemplo, aconteceu a criação do MIT Task Force on the Work of the future, que reuniu pesquisadores de doze departamentos do Massachusetts Institute of Tecnology. Em 2022, o MIT Task Force lançou um livro, em que reuniu informações da pesquisa “The Work of the Future: Building Better Jobs in an Age of Intelligent Machines”.

A publicação contém recomendações de políticas públicas e mudanças institucionais. Seu objetivo principal é fazer com que a sociedade compartilhe os ganhos de produtividade decorrentes das novas tecnologias através da criação de bons empregos.

Mercado de trabalho e inteligência artificial: o que esperar do futuro?

Uma coisa é certa, as expectativas do mercado de trabalho com a inserção de IA direcionam a novos caminhos e oportunidades. A partir disso, surgem três direções para os profissionais se atentarem de agora em diante:

  • A busca por atualizações profissional
  • Amplificação da capacidade humana com IA
  • Estratégia para criar a harmonia de IA e funções nas corporações

Confira na sequência, o que cada uma dessas ações exige na prática.

Mercado de trabalho e IA: A importância da capacitação e adaptação à novas funções

Segundo um recente relatório sobre o futuro do trabalho, espera-se que até um quarto das funções mudem nos próximos cinco anos. Além disso, cerca de 23% dos empregos devem passar por mudanças até 2027.

No universo tecnológico essas transformações estarão “andando de mãos dadas” com os avanços. De forma que, haverá modificação no mercado de trabalho, à medida que a IA e a IA Generativa ganham força. Ainda de acordo com o relatório, o emprego de analistas, cientistas de dados, especialistas em Big Data, aprendizado de máquina e segurança cibernética deve experimentar um crescimento médio de 30% até 2027.

Portanto, as estimativas apontam para novas oportunidades diretamente relacionadas à Inteligência Artificial. Então, ao mesmo tempo, surge um alerta para tais profissionais da área já começarem a buscar mais capacitação e adaptação à novas funções ligadas à IA.

Amplificação da Inteligência Humana no mercado de trabalho com IA

A Amplificação da Inteligência, também chamada de Inteligência Ampliada, seria o conceito que defende o uso da tecnologia para aumentar a inteligência humana.

Dessa forma, as empresas poderiam fazer uso da tecnologia para automação com IA sem demitir pessoas. Ou seja, poderia usar essa ferramenta como uma estratégia para aprimorar a produtividade humana e alcançar maior eficiência no trabalho.

Portanto, os trabalhadores usariam as máquinas inteligentes ao realizar tarefas que demandam muito tempo, ou que apresentam dificuldades, como ações mais burocráticas e, que podem estar além da capacidade manual. Dessa forma, as funções que exigem pensamento crítico e criativo ganhariam maior qualidade e produtividade por parte dos profissionais. Afinal, eles seriam poupados de um acúmulo de tarefas exaustivas, que ficaria a cargo da IA.

Gestão e liderança: práticas para adotar na era da inteligência artificial

Com as transformações que acontecerão no mercado de trabalho por conta da Inteligência artificial, será inevitável que diversas empresas tenham que se adaptar às novas tecnologias. Mas como fazer isso e, ao mesmo tempo, evitar que as equipes não sejam impactadas pelos aspectos disruptivos de automação?

Consequentemente, essa missão será direcionada à gestão e liderança das organizações, que, provavelmente, terão que acomodar harmoniosamente a inteligência humana e a IA. Para este objetivo, algumas práticas podem fazer a diferença. Tais como:

Desmistificar a relação de substituição de empregos

Incentivar o pensamento colaborativo e acabar com a ideia errada de que o colaborador perderá o emprego para a máquina é o primeiro passo. O papel do líder aqui é basicamente mostrar que a IA é uma ferramenta que representa auxílio e parceria para impulsionar a produtividade e a inovação dentro da empresa.

Realização de treinamentos e investir em educação relacionados à IA

Ao apostarem no treinamento e educação, os líderes reforçam a importância do interesse da empresa na adaptação e na integralidade da junção da capacidade humana com a IA. Dessa forma, eles aprimoram as habilidades de seus funcionários, o que traz benefícios para toda a equipe.

Construção de uma cultura inovadora

Ao incentivar uma cultura de inovação e experimentação, os líderes abrem caminhos para que os funcionários tenham maior discernimento diante de riscos. De forma que, podem aprender a adotar uma abordagem de falhas rápidas e resoluções assertivas, usando aplicações de IA.

Integração nos processos de trabalho com IA

Essa é uma ótima estratégia para aproximar às equipes da IA. Isso pode ser feito, por exemplo, em situações em que a integração de IA pode ajudar na tomada de decisões e eficiência de processos.

Os gestores ou líderes podem contratar especialistas em IA para desenvolver soluções personalizadas e garantir uma integração de IA alinhada com as necessidades específicas da empresa, para tal tarefa.

Vale lembrar que a inteligência artificial pode ser aplicada em diversas práticas, como: Automação de atividades repetitivas, análise de dados e para oferecer insights essenciais para tomada de decisões estratégicas.

Quer saber onde encontrar um profissional especializado em IA? Conheça mais sobre a Insightful e todos os nossos serviços e fale com um de nossos consultores.