RPA e IA: vantagens da automação inteligente

A automação de processos robóticos (RPA) e a Inteligência artificial (IA) são duas tecnologias que estão mudando a rotina de trabalho das empresas e dos colaboradores. Graças à RPA e à IA, a execução de tarefas pode ser automatizada e realizada de forma mais eficiente. Assim, os trabalhadores podem se concentrar em tarefas de maior complexidade e que exigem a aplicação da criatividade humana.

Neste artigo, explicaremos o que são RPA e IA, como elas se complementam, quais são as suas aplicações, benefícios, desafios e tendências para o futuro. Acompanhe!

Automação inteligente: o que são RPA e IA e como elas se complementam

RPA e IA são tecnologias distintas, mas que podem se complementar para criar a automação inteligente, que é a combinação da automação mecânica da RPA com as capacidades analíticas da IA. 

Dessa maneira, a automação inteligente permite a otimização de processos empresariais, além de lidar com situações mais complexas e repletas de variáveis, que exigem tomada de decisão e capacidade de adaptação. Um exemplo de como as empresas podem usar a IA para examinar as informações obtidas pelos sistemas de RPA são ferramentas como o

reconhecimento óptico de caracteres (OCR), que permitem automatizar a análise de texto em indústrias como saúde e finanças.

Aplicações da RPA

RPA é uma tecnologia que utiliza softwares robóticos para automatizar processos baseados em um número limitado parâmetros, que normalmente são repetitivos e padronizados. 

Por exemplo, a RPA pode ser utilizada para preencher formulários, programar o envio de e-mails, extrair dados, gerar relatórios, entre outras atividades. Em outras palavras, a RPA segue um fluxo pré-definido.

Aplicações da IA

Por sua vez, a IA simula ações humanas, aprendendo e interagindo com o ambiente. Ela pode ser aplicada para gerar ou reconhecer textos e imagens, bem como para “conversar” com o usuário. Isso porque a IA emprega algoritmos e modelos matemáticos que processam grandes volumes de dados e, com base neles, encontram padrões ou soluções.

  • Chatbots: a IA é capaz de imitar uma conversa humana com os usuários. Dessa maneira, ela pode automatizar atividades como atendimento ao cliente, suporte técnico e vendas;
  • Tradução automática: a IA pode traduzir textos ou áudios de um idioma para outro para fins de educação ou entretenimento.
  • Geração de conteúdo: a IA generativa cria textos e imagens, que servem para comunicação, marketing e arte.

Quais são os benefícios da automação de processos para as empresas

O Grand Review Research mostra que o tamanho do mercado global de automação de processos foi estimado em US$ 2,942.7 milhões em 2023 e deve crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 39,9% até 2030. 

A combinação de RPA e IA pode trazer diversos benefícios para as empresas, como:

  • Redução de custos: segundo a Deloitte, executivos estimam que a automação inteligente resultou em uma redução de custos de 27%, em média, a partir de sua implementação;
  • Aumento de qualidade: melhora a precisão e a conformidade dos processos, eliminando falhas que podem acontecer, por exemplo, por falta de atenção do operador.
  • Melhoria da experiência do cliente: empresas que utilizam a tecnologia podem compreender melhor as necessidades dos clientes e a criar canais de comunicação mais eficientes;
  • Otimização de recursos: libera os funcionários para se dedicarem a tarefas mais estratégicas.

Quando usar RPA e quando implementar IA

A decisão entre RPA e IA na hora de automatizar os processos depende de fatores, como:

  • Complexidade: para processos simples, baseados em regras e com poucas exceções, o RPA pode bastar. No entanto, se o processo for mais complexo, envolver capacidade analítica, de interpretação ou tomada de decisão baseada em dados, a IA pode ser necessária;
  • Natureza das tarefas: a RPA executa atividades repetitivas. Por sua vez, a IA se adapta a tarefas dinâmicas.

Quais são as tendências e os desafios para o futuro dessas tecnologias

O mercado de RPA e IA está em constante evolução e apresenta grandes expectativas para os próximos anos. De acordo com “Monitor da Indústria 4.0”, da International Market Analysis Research and Consulting (IMARC), os setores que mais utilizaram a automação 4.0 no mundo entre 2017 e 2022 foram os de óleo e gás (18,4%), de alimentos e bebidas (15,2%) e de energia e utilidades públicas (14,2%).

  • Crescimento da demanda: cada vez mais empresas de diferentes setores e portes vão adotar ou ampliar o uso de RPA e IA para automatizar os seus processos; 
  • Aumento da oferta: cada vez mais fornecedores de RPA e IA vão surgir ou se consolidar no mercado, aumentando a competitividade;
  • Inovação: o crescimento do mercado somado aos avanços tecnológicos fará da inovação uma exigência para se destacar da concorrência;
  • Especialização:

No entanto, também existem desafios para o futuro dessas tecnologias, como:

  • Capacitação dos profissionais;
  • Gerenciamento das soluções;
  • Segurança dos dados;
  • Governança das soluções.

Como se preparar para automação inteligente de processos

Para as empresas que querem adotar ou aprimorar suas estratégias de RPA e IA, é preciso se preparar para automatizar os processos de forma efetiva e segura. Algumas recomendações são:

  • Avaliar a automatização de processos: é importante fazer um mapeamento dos processos existentes, identificando aqueles que se beneficiarão realmente da automação;
  • Escolher as ferramentas adequadas: é essencial comparar as diferentes ferramentas disponíveis no mercado e se elas se adaptam às necessidades do negócio;
  • Integrar as equipes de TI e de negócios: é fundamental que as equipes de TI e de negócios trabalhem em conjunto para alinhar expectativas e criar soluções realistas.

De fato, a automação é uma solução que pode elevar o seu negócio a um novo patamar. Mas para implementar a RPA em sua empresa, você precisa de profissionais qualificados e experientes, que entendem as suas necessidades e pensam soluções que se adequem verdadeiramente ao seu negócio. Nós podemos te ajudar nisso. A Insightful é uma empresa atuante há mais de 20 anos no mercado de TI e conta com profissionais preparados para uma ampla gama de soluções em tecnologia.

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